quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

New York - Washington, D.C.

Logo cedo arranjei alguém pra comprar meu metro-card. O problema é que ela, Rosie, recepcionista do albergue, não tinha dinheiro ali, tinha que ir até o banco. Só que não podia sair da recepção antes de meio dia e eu ia embora as 11hs.
Deixei ela tentando se resolver e fui arrumar minha comida do dia. Passei em um supermercado e comprei pão de forma e presunto. Juntei com a geléia do albergue e fiz 6 sandubas, dos quais já comi dois ali mesmo.
Peguei minhas coisas e fui ver sobre a venda do meu metro-card. No último instante, uma empregada, que só falava espanhol, e com quem eu já tinha conversado antes, apareceu e comprou por $30 dólares as duas semanas que restavam de uso ali! Bom demais!
E aí não é que, quando estou quase saindo, a Vanessa e a Aline aparecem? Já tinha desistido, sabia que não iam chegar a tempo, mas no último dia elas fazem o inesperado! Nos despedimos e a Vanessa ainda me acompanhou até o metro pra passar o cartão dela pra mim (eu já não tinha mais unlimited-rides e ia ter que pagar $2). As duas foram perfeitas companhias, vou sentir saudades (não dos atrasos).
Quando estava chegando na Área dos Olhos-Puxados me lembrei que eu tinha que ter ido ali algum dia pra pegar a comemoração do ano-novo chinês (eles comemoram durante vários dias), marcado esse ano pro dia 7 de fevereiro, ou seja, hoje! E não é que cheguei lá e encontro, bem no meio da farra dos vendedores de passagem de ônibus, a própria multidão celebrando? Parecia nosso carnaval de rua. Os dragões passavam 'abençoando' várias lojas e 'abençoaram' inclusive nosso ônibus!

Não da pra enganar e falar que estou na China?

Metade dos passageiros do ônibus eram olhos-puxados, mas tinha uns americanos perdidos por ali também. A viagem foi tranquila (saiu às 12:30 e ainda passou em downtown e midtown antes de seguir pra Washington). O ônibus era ótimo e não estava cheio, o que me deixou com dois bancos. Passei quase a viagem toda dormindo (o que não tinha dormido na noite anterior), e comi mais 3 dos 4 sandubas que faltavam. O último foi parar no lixo mais a noite.

Só preciso relatar uma coisa estranha que aconteceu. No meio da viagem paramos perto de um McDonald's e algumas pessoas desceram pra comer e outras desceram já com as coisas e foram embora. De repente o motorista (chinês) entra no ônibus, fecha a porta e se prepara pra sair. Um cara toca na porta avisando que vai com o ônibus, pedindo pro chinês abrir. Não sei o que o chinês falou, mas não abriu a porta, e saiu com o ônibus. Achei que ele ia dar uma volta e voltava dali a pouco pra pegar os que tinham ficado (por qualquer razão, como não poder ficar parado com o bus ali por muito tempo). Só sei que depois de um tempo percebi que não estavamos dando uma volta, mas seguindo já na estrada, e o cara tinha ficado por lá mesmo, com os outros que estavam comendo ou fumando do lado de fora do ônibus. Não sei o que aconteceu, mas não vi mais nenhum deles depois... povo maluco.

Na chegada em Washington, 5:30pm, parecia que tinha saido e voltado pro mesmo lugar: China.


Eram 6:30 quando encontrei a Rosangela e o Éldio. Os dois são amigos de adolescência da família do meu pai e estão já a 21 anos nos estates. Já seguimos dali pra um restaurante (que bom!).
"Se eu gosto de comida Persa? Não tenho a menor idéia..."
Seguimos então pra um restaurante persa e lá provei o melhor bife de carne moida da minha vida!

Manjar dos Deuses

Rosangela, Éldio e eu

Depois de bem alimentados, seguimos pra casa. Antes de chegar já sabia que estava muito bem acompanhado. Os dois são muito simpáticos! A Rosangela mais ativa, mais agitada, e o Éldio mais calado, mais observador (acho que todo relacionamento parece ser assim, com a parte feminina mais agitada e a masculina mais calma). Super gente fina e super preocupados comigo. Adorei os dois já ali (tá, no começo fiquei meio preocupado com o jeito mais calado do Éldio, achando que talvez eu estivesse atrapalhando por aqui, mas depois vi que era só o jeito dele mesmo).
A casa deles então, NOSSA! Gigantesca, e super aconchegante! Uma salinha super gostosa, com uma televisão enorme! Que pegava tv brasileira! Uma cozinha bem espaçosa que tinha ligação com a sala de tv e com o hall de entrada. E quase caí pra trás quando a Rosangela falou pra eu ESCOLHER um dos quatro quartos da casa que não estavam sendo usados (os filhos, Guilherme e Patrícia, não estão mais morando aqui)!
Agora um cara que vinha dividindo quarto e banheiro com mais 11 pessoas, chegar aqui e ganhar um quarto desses? Quase desisti de ir conhecer Washington e resolvi passar o dia no quarto dormindo, ou vendo tv, ou tocando violão!


No carro vim aprendendo a geografia dos EUA. Washington fica no District of Columbia (D.C.), que serve que nem o Distrito Federal. Eles moram na Virginia, numa cidadezinha chamada South Riding. Como estamos a pelo menos meia hora de carro de Washington, e nenhum dos dois vai pra cidade amanhã, eu tinha duas opções: ou pegava o carro e ia dirigindo (!!) ou ia de carona com uma amiga da Rosangela. Preferi ir de carona e andar pela cidade de metrô do que ter que ficar achando vaga. Então amanhã madrugo pra passar o dia conhecendo Washington, D.C..

7 comentários:

Unknown disse...

Rafa, estou fazendo como você me disse, entrando primeiro no gmail. Vamos ver se vai dar certo.
Eu fico tão feliz quando vejo que tem postagem nova, que esqueço de olhar se vc não postou 2 no mesmo dia. Então acontece o que aconteceu agora de novo: leio primeiro a segunda, para depois ler a anterior. Dherr...
Sabia que você ia gostar muito da Rosângela e do Éldio. E que quarto, hem????? Quanta mordomia...
Beijão pra eles e pra você também.
Te amo.

Unknown disse...

E não é que deu!!!! :):):)

Anônimo disse...

Rafa, o papai quer falar com vc!! Ele quer falar com vc antes de vc ir embora de washington, pq ele quer falar com a rosangela e com o eldio tb! Mas ele esta viajando, entao tem que ligar no celular dele! Se o seu skype nao tiver credito entra no do papai ou no da mamae, que os deles tem! VOu te mandar um email com as senhas de cada um!
Beijos!
ELE QUER MUITO FALAR COM VCS! NAO DEIXA DE LIGAR!

Anônimo disse...

Meu querido,

Estes dois, um mais calado (só na aparência) e a outra sempre foi assim, super simpáticos e amigos de verdade. O tempo e a distância não diminuem o que é verdadeiro!
Já tive também este privilégio quando estive com eles aí em Washington há alguns (poucos!!!)anos atrás.
Vc é uma pessoa de sorte.
Beijos para vc e para eles.

Anônimo disse...

Oi mano!! Agora estou com mais tempo e resolvi ler todas as postagens que eu ainda não tinha lido e deixar um recado pra vc! Ligou pro papai???
Voce é muito malandro! Fiquei impressionada com as malandragens no jogo de basquete! Tirou foto até com os jogadores!!! Não dá pra acreditar! Hehehe!
Saudades de vc!! Beijos!

Eduardo disse...

E lá vai o Rafa na mordomia... Mande um abraço meu para a Rosângela, que conheci quando ela esteve em Brasília ano passado. E sua madrinha ontem leu os dois posts, mas já era tarde e ela não fez comentários. E só não esqueça da minha dica, todo bom blogueiro responde aos comentários postados pelos amigos e amigas...

Unknown disse...

rufles..! ja ta em washington!! wow nao acredito!! agora q eu me dei conta que vc tava por aqui.. mas vc tb nao me procurou n� criatura! mas bom, to vendo que vc se divertiu por aqui.. fez seus amigos, conheceu bastante coisa =) que bom!!
Eu vou ficar em NY at� o dia 29 por aih.. Beijos