terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Travelling by Eurail

Acordei meio quebrado, com o alarme do celular avisando que estavamos chegando na primeira parada no caminho: Barcelona! Corremos pra juntar as coisas que estavam jogadas pelo 'quarto', pegamos a mochila e fomos quase os últimos a descer. Essa parada em Barcelona foi só pra trocar de trem, mas agora posso falar que já fui em Barça!

Café da manhã no trem saindo de Barça

Tomamos um café da manhã ali na estação e pegamos o segundo trem pra Cèrbere (divisa da França com a Espanha), de onde entramos no terceiro, esse agora em direção a Montpellier, cidadezinha da segunda troca. A idéia era sair da Espanha, passar pela França e, depois de atravessar quase toda a Suíça, de oeste a leste, chegar em Zurich!

Cèrbere

Montpellier

Tram em Montpellier

Estamos na França: muitas línguas, mas nada de Inglês no ketchup do Mc!


Depois de sair de Montpellier, cidadezinha gostosa e pequena da França, seguimos no quarto trem pra Lyon!

Trem de Grande Velocidade (TGV) pra Lyon

Por do Sol no trem

Chegamos em Lyon e nosso trem (o quinto!) saia pra Genebra só duas horas depois, então resolvemos comer algo por lá. Depois de dar uma volta pela cidade...

... e descobrir o Carrefour e a C&A...

... estava chegando perto da hora do trem sair e... resolvemos que dava tempo pra comprar lanche no Carrefour pra viagem! Ouch! Já estávamos na estação e saímos correndo. Chegamos no supermercado nos dividindo e enquanto a Carol enfrentava fila eu pegava alguns extras, como pão, presunto e suco. Depois de ter que mudar de fila quando era quase a nossa vez (por que não tinhamos o cartão do supermercado) e ver nossa fila a mais devagar das filas (droga de Murphy), conseguimos pagar e saímos correndo pro trem! Acho que ele deve ter saido 3 ou 4 minutos depois que chegamos correndo... Ufa!

Lanchinho no trem!

Última parada: Genebra! Como os albergues na Suíça estavam muito caros decidimos parar só em uma cidade e, como não encontramos albergue que tivesse vaga em Genebra, ficamos com Zurich. Só que o trem só saia de Genebra perto das 4 da madrugada, e tínhamos chegado lá quase 11pm. O que fazer? Encontrar algum canto na estação e tentar descansar por ali mesmo, se escondendo do frio e revezando na dormida.

Suíça!

Achamos um McDonald's com internet que ficava aberto até 1 da manhã. Entramos e nos escondemos num canto com toda a bagagem e o laptop aberto já conectado. Fui no banheiro e encontrei um código pra abrir a porta. Vem então um suíço com um recibo do Mc na mão, digita um código e ela abre pra ele... e pra mim (acho que a senha do banheiro vinha no recibo, pra ninguém de fora, ficar usando o banheiro sem consumir nada).
Um tempo depois, já de bexiga vazia, esperando o tempo passar e mexendo na net, chega um casalzinho que, vendo nossa sacolinha do Carrefour, pergunta se é Carrefour da França ou da Suíça. A partir daí começa um conversa que, pra resumir, termina com eles nos acompanhando até um albergue maravilhoso que eles conheciam ali perto, e que não estava cheio, além de ter internet e café da manhã!

Catherine, (?), Carol e eu

Quarto vazio! Perfeito: só pra nós!

Ou seja, no final das contas, de dormir na Estação e ir para Zurich amanhã cedo pra passar o dia lá, dormir em um albergue e sair no dia seguinte cedo pra Itália, mudamos pra passar o dia em Genebra (dormindo em albergue!) e sair de noite pra Zurich, conhecer Zurich depois de amanhã e sair de noite pra Itália!
O incrível é pensar que, se não tivessemos quase perdido o trem pra ir comprar lanche no Carrefour, o papo sobre a sacola do supermercado podia não ter começado e todo o resto podia ter sido diferente...
Depois de um banho quentinho, apagamos já bem dentro da madrugada.

2 comentários:

Eduardo disse...

Hoje, dia 7, faltando portanto dois dias para sua chegada, você conta a viagem de trem da Espanha até a Suíça... E continua sortudo... tudo bem, já estamos preparados para interminaaaaáveis sessões de fotos e histórias que você não teve tempo de contar no blog. Marcelino está impressionado com sua desenvoltura em Nova York e outros lugares, pegando metrô, ônibus, bonde, trem e o escambau. E lembra do tempo em que era dif´cil voltar do Plano para o Lago.... hahahahaha. Parabéns pela viagem.

Unknown disse...

Que aventura, hem Rafa? Quantos imprevistos e quantos amigos!
Super experiência!
Dou a mãe à palmatória (vc conhece esse termo???) - acho que realmente a melhor coisa que você fez foi fazer essa viagem.
E agora como já disse o seu tio aí em cima, vamos nos preparar para a sessão de fotos e histórias, que será muito bem vinda.
Acho que essa é a sua última postagem aí da europa, então, boa viagem. Pra Carol também.
Estamos esperando vocês de braços abertos!!!!!!
Mil beijos com muito amor.